Seguidores

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

MALIFICIOS DO TABACO NA PELE


O rosto envelhecido do fumador activo

A face do fumador


Muitos dos fumadores são descritos pelos especialistas como alvo de «um “smoking envelhecimento”, com a degeneração prematura da pele».Para além do envelhecimento precoce da pele, devido à falta de oxigenação, o tabaco também inibe a produção dos fibroblastos, que são importantes porque produzem o colagénio e a elastina. Ma­teriais que existem na derme, que dão textura e elasticidade à pele e impedem a flacidez.Ora, se as células morrem mais depressa, não há uma renovação. Existe mesmo, do ponto de vista dermatológico, a descrita «face do fumador».
As pessoas têm uma tez amarelada, uma pele macilenta e sem brilho. Aproxima-se da pele das pessoas mais velhas.
É típico nas mulheres que fumam surgirem precocemente imensas rugas à volta da região perioral, perpendiculares aos lábios. São pequenas rugas, que ainda não têm a profundeza das das pessoas mais velhas, mas que já começam por volta dos 30 anos.
Estas rídulas constituem uma característica resultante do próprio acto de fumar, isto é, são consequência da expressão dos fumadores quando comprimem o cigarro nos lábios.
Para evitar uma pele envelhecida pelo tabaco, o melhor seria deixar de fumar. No entanto, as mazelas existentes podem ser minimizadas.
O rejuvenescimento cutâneo, poderá ser feito através das novas e cada vez mais sofisticada cosmetologia com preciosas formulações, limpezas de pele etc., tudo isto tem vindo a ajudar imenso as pessoas afectadas por agressões na pele provocadas pelo tabaco.


Sem comentários:

Enviar um comentário