Seguidores

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CURIOSIDADES DA MEDICINA CHINESA



A medicina tradicional chinesa descobriu um ponto do nosso corpo que quando é estimulado promove um bem estar geral.
Este ponto chamado de Feng Fu, é um ponto de pressão que se situa atrás da cabeça, na base do crânio, na parte superior do pescoço.
Ponto Feng Fu
De acordo com a medicina tradicional chinesa o Método do Ponto Feng Fu não trata os problemas do organismo. Na verdade, este método, faz com que o corpo volte ao seu equilíbrio fisiológico natural – fornecendo um forte impulso de vida rejuvenescendo todo o corpo.
Aplicação de gelo no ponto Feng Fu
Técnica da aplicação de um cubo de gelo no ponto Feng Fu:
Escolha uma posição confortável de barriga para baixo.
Aplique um cubo de gelo, uma ou duas vezes por dia, durante 20 minutos.
Se lhe for mais conveniente, pode usar um pano ou um saquinho de plástico para envolver o cubo de gelo.
Ao fim de 30 segundos começará a sentir um leve calor neste ponto.
Nos primeiros dias há a possibilidade de uma leve sensação de euforia devido à libertação de endorfinas.
Ponto Feng Fu
Alterações que poderá sentir ao aplicar este método:
– Diminuição de dores de cabeça, dores de dentes e de articulações;
– Ajuda a regular problemas de tensão arterial (hipotensão e hipertensão);
– Melhoras no sistema digestivo;
– Melhoras do seu sono e humor;
– Alívio de infecções gastro-intestinais e doenças sexualmente transmissíveis;
– Alívio de perturbações neurológicas e distúrbios psico-emocionais: fadiga crónica, stress, depressões, insónias, etc;
– Inibição de alterações degenerativas da coluna vertebral;
– Melhoras de problemas respiratórios;
– Ajuda a inibir problemas ligados ao sistema cardiovascular;
– Eliminação de constipações frequentes;
– Estabilização de distúrbios provocados pela tiróide;
– Alívio de ataques de asma;
– Redução da celulite;
– Melhoras de problemas do trato gastro-intestinal,;
– Melhoras de desordens ligadas à obesidade e à má-nutrição;
– Alivio de desordens ligadas à frigidez, impotência e infertilidade;
– Melhoras de problemas menstruais.
 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

MENOPAUSA

REMÉDIOS CASEIROS
. Quando a mulher se sente afrontada por razoes que tem a ver com a menopausa, o chá de folhas de salva tem efeitos muito positivos no alivio desse calor em excesso. Pode comprar as folhas secas de salva em ervanárias ou em hipermercados na parte dos produtos biológicos e naturais, e preparar o chá deixando em infusão cerca de 10 minutos. Beba o chá várias vezes ao dia e vai ficar surpreendida com os seus benefícios.
. Sumo natural de maracujá e um pouco de lecitina da soja, também funcionam muito bem como tratamento caseiro no calor provocado pela mudança hormonal. A preparação ser feita na liquidificadora e é feita com a polpa de 2 maracujás, adiciona 1 colher de sopa de lecitina da soja, 2 copos de água de boa qualidade e pode adoçar um pouco a seu gosto com mel. Os resultados desta receita  caseira, revelam-se muito eficazes, o maracujá funciona como relaxante natural e a lecitina da soja regula o calor corporal. Pode beber este remédio 4 a 5 vezes por semana, mas atenção é contraindicado para mulheres que tenham a tensão baixa.

O QUE PODE E DEVE FAZER SEM CAUSAR PROBLEMAS É:
    - Ter uma alimentação cuidada e correta (leite, derivados do leite, peixe, brócolos, .... ) e evitar aumentar de peso.
    - Evitar situações de stress, beber muitos líquidos e evitar alimentos muito calóricos (bebidas alcoólicas e café, entre outros). Usar roupas adequadas à temperatura ambiente.
    - Fazer caminhadas (20 min 3 vezes por semana) - nadar, andar de bicicleta são bons exercícios físicos mas sem efeito sobre a qualidade do osso.
    - Apanhar sol moderadamente - é importante para termos vitamina D no organismo. A vitamina D é importante para a qualidade do osso.
    - Chá de Salva Selvagem – ir bebendo ao longo do dia.
 - Tentar manter a sua atividade intelectual e sexual normal - em muitas pessoas diminui a irritabilidade e a secura vaginal aparece.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ALGAS ROJAS CREAM

Tratamento à base de algas vermelhas com funções redutoras, anti celuliticas e reafirmantes.
Este tratamento composto por 3 produtos distintos, tem como efeitos fisiológicos:
- Melhorar a circulação e a retenção de líquidos;
- Eliminar volume;
- Melhorar a aparência da pele;
- Hidratar em profundidade;
- Reafirmar;
- Combate a celulite em 3 fases:
     * fragmenta os nódulos de gordura para favorecer a sua eliminação
     * acelera o metabolismo de gorduras fragmentadas
     * modula a formação de gordura
- Drena;
- Desintoxica;
- Nutre o tecido reparando as suas disfunções;
- Tensor da pele;
- Combate o aspecto "casca de laranja";
- Favorece a eliminação de toxinas;, impurezas e células mortas;
- Purificante;
- Revitaliza, regenera a pele ajudando na prevenção do envelhecimento prematuro;
- Pele mais firme.

ELIMINAÇÃO DE GASES

Os chás de ervas são óptimos para ajudar a eliminar os gases intestinais, diminuindo o inchaço e a dor abdominal causada por eles e podem ser tomados assim que os sintomas aparecem, trazendo alívio rapidamente.
No entanto, além disso é importante fazer uma alimentação leve à base de sopas, verduras, legumes e frutas. Beber bastante água e praticar algum exercício físico como uma caminhada de meia hora, por exemplo, e evitar o consumo de alimentos que causam gases como feijão, batata, repolho e couve-flor. 

1.      Chá de erva-cidreira para gases intestinais

O chá de funcho com erva cidreira é ótimo para ajudar a eliminar os gases intestinais porque tanto o funcho como a erva cidreira possuem propriedades medicinais que vão ajudar a diminuir a concentração de gases no intestino e vão ajudar a combater a prisão de ventre, que também pode estar relacionada ao acumular de gases.
Ingredientes
Modo de preparação
Coloque a erva cidreira e o funho numa chávena e cubra com água a ferver. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, pois o açúcar, o mel e o adoçante podem provocar gases. Tome 1 xícara desta chá, de 3 a 4 vezes por dia.

2.      Chá de carqueja para eliminar gases

Um bom tratamento caseiro para gases é feito evitando todos os factores que causam gases, e com o uso de algum remédio caseiro, como o chá de carqueja, por exemplo. 
Ingredientes
  • 1 colher de sopa de carqueja
  • 1 xícara de água fervente
Modo de preparação
Numa chávena de chá com cheia de água a ferver coloque a carqueja, tape e deixe descansar por 15 minutos, a seguir coe e beba sem adoçar. Beba este chá 3 vezes ao dia no intervalo entre as refeições. 
Caso os gases intestinais provoquem muita dor abdominal e desconforto, pode-se tomar também um medicamento laxante ou usar um supositório de glicerina para conseguir eliminar as fezes que estejam impedindo a saída dos gases. 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

SEMENTES DE CHIA

A semente é sensação do momento entre os fãs das dietas e parece realmente milagrosa. “A ligação do consumo da chia com a perda de peso se deve ao fato da semente ter a capacidade de aumentar em até dez vezes seu peso ao ter contato com a água, quando forma um retículo e dá origem a soluções de alta viscosidade, responsáveis por auxiliar no funcionamento do metabolismo lipídico. Já no estômago, a chia retarda o esvaziamento gástrico, ajudando a reduzir o apetite e aumentando a sensação de saciedade”, explica a nutricionista Cátia Medeiros, que frisa ainda a possibilidade de a chia ser a solução para quem está muito acima do peso, sofre para perder medidas e dificilmente consegue atingir o objetivo.
Créditos: Thinkstock
Chia apresenta maior concentração de ômega 3 do que alimentos como linhaça ou salmão (Créditos: Thinkstock)
“O indivíduo em situação de obesidade apresenta um processo inflamatório que faz com que organismo retarde o envio da sensação de saciedade ao cérebro. É aí que a chia atua. A alta concentração de ômega 3 deste alimento - 4 g da chia integral tem o mesmo valor de ômega 3 encontrado em 150 g de salmão, peixe que apresenta grande concentração desse nutriente - ajuda a diminuir o processo inflamatório celular, colaborando para a regularização dessa resposta”, afirma.
Esse mesmo ômega 3 é encontrado na semente de chia em uma concentração maior do que na linhaça, por exemplo. Aliado ao alto teor de fibras da semente, é o responsável por outros benefícios, segundo a especialista. “Estes dois nutrientes unidos conseguem diminuir as placas de gorduras nas artérias favorecendo a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de colesterol LDL na circulação. Além disso, ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim o aumento da pressão arterial”.
Chia é uma semente que se parece com as de papoula, podendo ser pequenas pretas, brancas ou acinzentadas. É cultivada em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia. Em cada 100 g de semente existem 595 Kcal de energia, 16 g de proteínas, 44 g de carboidratos e 31 g de lipídios. Para consumir, basta adicionar a sucos, vitaminas, iogurtes, frutas e até mesmo em receitas de molhos de saladas, além de pratos em geral.

Como consumir

A indicação da nutricionista é comer duas colheres de sobremesa de chia diariamente, quantidade suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e reduzir a sensação de fome. Deve ser ingerida 30 minutos antes das refeições, mas com alguns cuidados. “O consumo da chia é um auxiliar no processo de perda de peso. O seu uso sem nenhuma mudança no planejamento alimentar e também sem a adoção da atividade física, não vai promover o emagrecimento esperado. São necessárias outras mudanças que favoreçam a sua ação”, finaliza a especialista.

MÁ CIRCULAÇÃO


Os primeiros sinais de má circulação incluem dor ou cansaço nos pés, pernas e nádegas, quando estão sob esforço. Os sintomas geralmente desaparecem com o descanso.
A dor volta quando se usa as pernas ou os pés, que podem sofrer de inchaço ou dor. Outros sintomas incluem mudança na cor das pernas, feridas nos pés que não cicatrizam e alterações nas unhas.
As pessoas que sofrem de má circulação também podem sentir os pés frios, um sinal de que o fluxo de sangue diminuiu.
Quem possui má circulação nas pernas possui grandes chances de desenvolver um coágulo sanguíneo, também conhecido como trombose venosa profunda.
Outros sintomas que o paciente pode notar são varizes, pele seca e escamosa, sensação de formigamento nas pernas e tornozelos inchados.

Tratamento:
O tratamento para má circulação sanguínea pode ser realizado com a ingestão de alimentos que ajudam na circulação como pimenta caiena, alho, ginkgo biloba e gengibre. Você também pode seguir orientações simples como:
·        Beba de 6 a 8 copos de água por dia.
·        Consuma fibras através de frutas e verduras.
·        Diminua o consumo de bebidas alcóolicas.
·        Pratique exercícios físicos regularmente como caminhadas, corridas, natação ou outros.
·        Mantenha os níveis de colesterol sempre dentro dos limites.
·        Não fique muito tempo na mesma posição e faça pausas para esticar as pernas a cada 2 horas.
·        Quando estiver a assistir tv ou no computador, deite-se e apoie os pés em altas almofadas para melhorar o retorno venoso.

MASSAGEM TERAPÊUTICA: UM TRATAMENTO PARA A MÁ CIRCULAÇÃO QUE AINDA DIMINUI O STRESS 

Este tratamento para a má circulação não só promove o fluxo sanguíneo e linfático, mas também facilita o transporte de nutrientes e de oxigénio para os músculos. Podendo ser usufruída nas mais diversas faixas etárias, a massagem terapêutica tem capacidade para melhorar a respiração, para relaxar o sistema nervoso (com a diminuição do stress) e para diminuir e prevenir os
edemas.
A massagem de relaxamento é outro tratamento para a má circulação bastante versátil.
Afinal de contas, para além de ser um procedimento eficiente para quem sofre de varizes, a massagem é indicada para os adolescentes, adultos, idosos e até atletas e é realizada num ambiente muito peculiar, onde predomina a tranquilidade, ao som de uma música suave, sem qualquer tipo de ruído. 
Existem várias massagens de relaxamento. Por um lado, há técnicas com deslizamento, nas quais se utiliza toda a palma da mão ou as duas mãos para proporcionar um efeito sedativo.

Por outro, o tratamento para a má circulação com amassamento acaba por comprimir e libertar os músculos e tecidos subcutâneos.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

RETENÇÃO DE LIQUIDOS

Porque é que a retenção acontece?

As alterações hormonais podem contribuir e, muito, para este problema, bem como a hereditariedade, a falta de exercício, a pouca ingestão de líquidos ou a forma como nos alimentamos: a falta de certas vitaminas pode ser a causa do problema, assim como ingerir muito sal, uma vez que este dificulta a eliminação da água do organismo, roupa demasiado apertada, ficar muito tempo sentada ou em pé, stress, ansiedade, temperaturas muito elevadas, pressão atmosférica (andar de avião). Cenários mais alarmantes e que merecem alguma atenção e uma visita ao médico são outras causas (cuja retenção de líquidos pode ser só um sintoma) como o hipotiroidismo, insuficiência renal, cardíaca ou problemas circulatórios.

Identificar a retenção de líquidos

Há um teste fácil de fazer em casa e que ajuda a perceber a olho nu se sofre, ou não, deste problema. Se comprimir ou apertar de forma contínua a pele das pernas e, quando soltar o dedo, ficar marcado, doer ou a pele demorar algum tempo a voltar ao normal, é porque está a reter líquidos nessa zona. 

Como combatê-la

Manter-se hidratada é a fórmula mágica. Pode parecer um paradoxo mas, ao ingerir líquidos, vai ajudar o corpo a eliminar de forma mais eficaz as toxinas acumuladas, libertando-se assim da retenção. Tenha alguns cuidados aconselhados pelos especialistas:
  • beber muita água, infusões e chás ao longo do dia (uma mulher adulta deve beber diariamente 1,5 litros de líquidos e um homem 1,9 litros).
  • Consumir alimentos ricos em água e potássio (que estimula a eliminação de água do organismo), como vegetais e fruta.
  • Praticar actividade física com frequência e evitar o sedentarismo.
  • Drenagem linfática manual e massagens localizadas feitas por técnicos especializados,  pode ajudar quem tem dificuldade em eliminar os líquidos do corpo.
  • Diminua drasticamente o consumo de sal. 
  • Diga adeus aos enchidos, aos alimentos pré-preparados e à fast food
Para ajudar e melhorar a sua retenção de líquidos beba chás à base de:
Hortelã, Cavalinha, Alecrim...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

MÁ CIRCULAÇÃO

Os sintomas de má circulação nas pernas podem afetar indivíduos de todas as idades, mas são mais comuns nos idosos. Os principais sinais e sintomas de má circulação nas pernas são:
  • Pele fria, seca ou escamosa;
  • Comichão nas pernas;
  • Manchas vermelhas nas pernas;
  • Varizes;
  • Pés e tornozelos inchados;
  • Cor pálida ou azuladas nos locais de má circulação;
  • Cãibra nas pernas;
  • Sensação de formigamento ou dormência nos locais afetados;
  • Ausência de pêlos nas pernas;
  • Rachas nos calcanhares.
Um tratamento natural para combater a má circulação nas pernas é praticar algum tipo de exercício físico porque isto melhora a circulação sanguínea e o retorno venoso. Receber uma massagem nas pernas ou fazer uma drenagem linfática manual é também é uma óptima forma de activar a circulação do sangue nas pernas e evitar as complicações que esta situação pode trazer.
Quando os pés e os tornozelos ficarem inchados, o que se pode fazer é deitar-se no chão e colocar as pernas para cima, encostadas a uma parede pois isto facilita o retorno do sangue para o coração, diminuindo o inchaço nos membros inferiores.

TRATAMENTO ESTÉTICO PARA A CELULITE

A celulite é uma patologia multifactorial, motivada por numerosos factores estreitamente ligados entre si, e que, portanto, também necessitam de um tratamento multifactorial, o que nos permite estabelecer uma terapia adaptada às características de cada cliente que sofra deste transtorno.
O tratamento estético consta:
  • Físicos
Ginástica de relaxamento
Sudação para eliminar toxinas;
Hidroterapia;
Drenagem Linfática;
Reflexologia plantar;
Massagem anti-celulitica
Amassamentos;
Masopalmodigitais;
Nodulares;
Fricções;

  • Mecânicos
Cadeiras ou camas vibratórias;
GMP, Ginástica Muscular Passiva;
Pressoterapia;
Ultra-sons;
Termoterapia.

G.M.P. GINÁSTICA MUSCULAR PASSIVA

A ginástica passiva, oferecida sob o nome de corrente russa em clínicas de estética, é uma excelente solução para quem quer uma ajudinha extra para definir o corpo. Através de estímulos eléctricos, o tratamento enrijece os músculos e combate a flacidez, contribuindo para aquele visual invejável que vem com os anos de prática de exercícios.
Muitas pessoas ficam insatisfeitas ao utilizar a corrente russa, pois pensam que somente com a estimulação irão emagrecer. Mas, alerto que estes aparelhos, feitos originalmente para fortalecer a musculatura de pessoas mais debilitadas, requerem uma contrapartida aeróbica e também uma reeducação alimentar apropriada, ou não funcionam sozinhos para modelar o corpo.
AGORA 1 HORA - 25,00 €

BEAUTY QUEEN

Beauty Queen by LR (50ml)

Uma mistura de frescura frutada de tangerina, rosa romântica, provocante jasmim e almíscar.
Antes 28.50€, AGORA 19,95€

EAU DE PARFUM E GEL DE DUCHE


Eau de Parfum (50 ml) e Gel de Duche (200ml)
Várias fragâncias
APENAS A 39,90 €





quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

SARNA


Casos de sarna em Portugal, nomeadamente nas escolas. 
A Sarna é uma doença contagiosa da pele, provocada por um parasita que se transmite através do contato corporal direto com indivíduos infetados ou indiretamente através de roupas, roupas de cama, toalhas... Os seus sintomas podem ser vários mas a comichão é o sintoma mais frequente sendo mais intenso durante a noite. Existem também lesões de coceira e erupções cutâneas. Uma vez que há casos de sarna diagnosticados recomenda-se: Crianças/jovens com sintomas devem ser observados pelo seu Médico Assistente, fazer a medicação de acordo com orientação médica. Durante o tratamento devem permanecer em casa. Crianças/jovens ou famílias sem sintomas mas que tiveram contato direto com infetado,devem igualmente ser observadas pelo seu Médico assistente. 
Cuidados a ter:
  • Evitar contato direto;
  • Evitar troca de roupas;
  • Manter diariamente higiene corporal;
  • Manter limpo o local onde habita; estuda ou trabalha; 
  • Trocar de roupa todos os dias, lavando-as a temperaturas elevadas e passá-las a ferro quente;
  • Manter limpas as roupas de cama, lavando-as a temperaturas elevadas.
A Sarna é uma doença que não é grave mas é absolutamente necessário tratar e ter outros cuidados de higiene. A Unidade de Saúde Pública e as Equipas de Saúde Escolar estarão atentas à situação. Gostaríamos muito de poder contar com a sua confiança. 


MALIFICIOS DO TABACO NA PELE


O rosto envelhecido do fumador activo

A face do fumador


Muitos dos fumadores são descritos pelos especialistas como alvo de «um “smoking envelhecimento”, com a degeneração prematura da pele».Para além do envelhecimento precoce da pele, devido à falta de oxigenação, o tabaco também inibe a produção dos fibroblastos, que são importantes porque produzem o colagénio e a elastina. Ma­teriais que existem na derme, que dão textura e elasticidade à pele e impedem a flacidez.Ora, se as células morrem mais depressa, não há uma renovação. Existe mesmo, do ponto de vista dermatológico, a descrita «face do fumador».
As pessoas têm uma tez amarelada, uma pele macilenta e sem brilho. Aproxima-se da pele das pessoas mais velhas.
É típico nas mulheres que fumam surgirem precocemente imensas rugas à volta da região perioral, perpendiculares aos lábios. São pequenas rugas, que ainda não têm a profundeza das das pessoas mais velhas, mas que já começam por volta dos 30 anos.
Estas rídulas constituem uma característica resultante do próprio acto de fumar, isto é, são consequência da expressão dos fumadores quando comprimem o cigarro nos lábios.
Para evitar uma pele envelhecida pelo tabaco, o melhor seria deixar de fumar. No entanto, as mazelas existentes podem ser minimizadas.
O rejuvenescimento cutâneo, poderá ser feito através das novas e cada vez mais sofisticada cosmetologia com preciosas formulações, limpezas de pele etc., tudo isto tem vindo a ajudar imenso as pessoas afectadas por agressões na pele provocadas pelo tabaco.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

DERMOCOSMÉTICA

"Mulher que se preze tem sempre na bolsa um ou outro cosmético. Mas está na hora de preparar um espacinho extra para a nova geração de produtos que não apenas mascaram, mas tratam a pele: os Dermocosméticos."

Os cosméticos serviam apenas para disfarçar pequenas imperfeições, era considerado um cosmético todo produto utilizado para limpeza, conservação ou maquilhagem da pele. Esta definição englobava cremes que visavam trabalhar a aparência superficialmente, sem interferir na estrutura da pele.

TIPOS E ESTADOS DE PELE

A pele pode simultaneamente apresentar um tipo e um estado. Designamos por tipo de pele o conjunto de características mais constantes da pele e por estado de pele as características de carácter momentâneo.
Tipo de pele:
  • Pele Normal
  • Pele Seca
  • Pele Oleosa
Estados de Pele:
  • Pele Desidratada
  • Pele Intoxicada
  • Pele Asfixiada
  • Pele Sensível;
  • Pele Desvitalizada
  • Pele Mista
  • Pele Reactiva
  • Pele Intoxicada
  • Pele Infiltrada
Existem o mais diversificados factores para as diversas alterações da pele. Por tudo isto é essencial não desleixar o tratamento diário e periódico da nossa pele. Deverá existir a análise feita por profissionais especializados de todos os parâmetros sendo essencial para uma boa caracterização da pele e assim poder ser escolhido o tratamento cosmético mais adequado.